quarta-feira, 28 de outubro de 2009



A DIREÇÃO

Acho que me deixo levar pelo autor quando dirijo minhas peças O mais importante para mim é contar a história de forma direta e clara. Minha imaginação é mais literária que visual. Dou também muita liberdade aos atores, gosto que eles se sintam livres em cena para criar, às vezes encontro alguém muito caqueiro, aí temos que negociar porque a liberdade para dizer pressupõe compreensão sobre o que se diz. Mas a melhor cena é a que vence e se for a do ator tanto melhor, porque assim vamos recriando o texto a cada montagem.
Isso os atores compreendem logo vendo minha forma de criar em cena, de interpretar, não respeitando muito o autor, mas a cena, o momento em que se está trabalhando. Isso abre espaço para que eles também possam agir da mesma forma. O teatro, como sabe, é o império do ator. Graças a Deus!
Por falar nisso, muitos dos textos que escrevi, principalmente A Volta do Prometido, escrevi para mim. Escrevi porque eram as coisas que eu queria dizer no palco. Assim como é Tizé e o Pavão Misteriosos.
Se forem ingênuas, simples, não importa, são do tamanho de minha capacidade de criar, na medida em que me dão prazer em dizer. Por isso estou à frente do elenco defendendo o Ferreiro, o último homem justo, que se vê sufocado pela necessidade de preservar o dinheiro que ganha.
Tem outra questão que é a proposta sobre a qual trabalho, que é a do Teatro de Raízes Populares. Sinto-me a vontade, bem mesmo, trabalhando sobre esse mundo maravilhoso que é a cultura popular, e trato com o maior respeito todas as questões, mas num diálogo permanente entre o que penso, o que sinto e o que pesquiso, nunca de forma autoritária, arbitrária, ou subserviente. Reverencio os homens que dedicaram suas vidas a compreender e a revelar esse mundo maravilhoso, como Câmara Cascudo, Silvio Romero, Altimar Pimentel, Leonardo Mota...e tantos mais. Sem eles muito do que fazemos seria quase impossível.


Sem comentários: